sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Vale a pena ir estudar medicina em espanha?

A opção de estudar Medicina em Espanha é considerada, muitas vezes, por alunos que não estudaram o suficiente para conseguir a média suficiente para entrar numa faculdade portuguesa de medicina.
Medicina tem a média mais elevada.
A média em Portugal é de cerca de 19 valores em 20!
Em Espanha é de cerca de 17!

Por isso, só entram nas faculdades de medicina (Porto, Coimbra e Lisboa) quem tem média suficiente. Quem não tem, ou espera que a média do ano seguinte baixe (o que duvido pois à vários anos que as faculdades de Medicina em Portugal exigem média acima de 18.5 valores), ou vai para Espanha porque a média de ingresso é inferior.

O problema, a nível económico, está no facto de produtos como os combustíveis serem baratos no outro lado da fronteira mas o aluguer de um quarto de estudantes ser muito mais caro que em Portugal. O custo de vida é mais elevado. Só funciona para quem vai trabalhar em Espanha já que o salário acompanha o custo de vida e a inflacção.
Como estudante, admitindo que não arranje um part-time, a conta pode ficar pesada ao fim do mês... Se fôr estudar para Madrid ou Barcelona é muito caro.

Se estiver a pensar estudar Medicina, sugiro que se aplique ao máximo. O esforço começa logo no 10º ano porque quando chegar ao 12º, os exames nacionais não o vão salvar.

Bom estudo. Boa sorte!
Fonte(s):
P.S. Portugal aderíu ao Processo de Bolonha em 1999 e neste momento (2007) todas as faculdades portuguesas o implementaram.

Assim sendo, qualquer curso adaptado a este processo é reconhecido automaticamente em 45 países europeus.
Um curso superior obtido em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, etc é equivalente com este processo.

Este processo visa:
- a adopção de um sistema de graus académicos facilmente legível e comparável, incluindo também a implementação do Suplemento ao Diploma;
- Estabelecimento e generalização de um sistema de créditos académicos (ECTS), não apenas transferíveis mas também acumuláveis, independentemente da Instituição de Ensino frequentada e do país de localização da mesma;
- Promoção da mobilidade intra e extra comunitária de estudantes, docentes e investigadores;

Assim, por exemplo, o curso de Engenharia Biomédica, obtido em Portugal, é automaticamente reconhecido nos 45 países europeus que aderiram ao processo.

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Este blog é muito interessante, mas reparei que não tem contactos de professores que preparem em Lisboa os examens da UNED de química e bilogia.
    Eu sou Engenheira Química (UPC), espanhola nativa. Estudei em Barcelona e desde há vários anos dou aulas/explicações particulares a alunos que querem entrar em Medecina na Espanha. Dou aulas de Química e Espanhol e ajudo com a Biologia. O meu contacto é: begozueras@gmail.com / 962833237, Se podessem publicar numa entrada do blog agradeceria imenso.
    Obrigada

    ResponderExcluir